Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2009

EXEMPLO DE CARDÁPIO PARA UM DIA



1 - Desjejum

Tome alguns copos de água assim que você se levantar, para “acordar a alma”. Faça a sua higiene pessoal e depois, o desjejum.
Uma porção de aveia amassada com banana, ou misturada ao iogurte ou leite desnatado.
Uma fruta extra: um pedaço de abacaxi, ou uma laranja, ou uma maçã, ou um pedaço de mamão, ou uma porção de uvas.
Uma ou duas fatias de pão, sem adição de gordura, com ricota, ou queijo branco, ou presunto magro; claras de ovos (ou suplemento de proteina); café ou chá, com adoçante.

2 - Lanche da Meia Manhã

Escolha uma das opções acima, ou uma barra de cereais.


3 – Almoço

Como foi recomendado acima, não se esqueça de tomar alguns copos de água próximo da hora do almoço. Uma boa porção de saladas verdes (temperadas com limão ou vinagrete, sem óleo) e legumes. Batatas cozidas, ou arroz e carne vermelha magra. Se não resistir, apenas uma ou duas colheres de feijão ou similar.


4 - Lanche da Tarde

Pode ser uma fruta, ou um sanduíche natural.


5 – Jantar

Lembrou da água? Uma sopa de legumes, ou macarrão e peito de frango grelhado, ou omelete feita só com as claras dos ovos.


6 - Lanche da Noite

À noite, antes de se deitar, coma uma ou duas batatas pequenas, ou uma porção de brócolis, com claras de ovos, ou file de frango, ou peixe (podendo ser o atum enlatado só em água e sal).

Pode-se usar um complemento protéico ou aminoácidos apenas, se não estiver com muita fome.

IMPORTANTE:

Busque sempre a orientação de um profissional da área da saúde, médico ou nutricionista, antes de começar qualquer dieta mais rígida. Notadamente, se você estiver muito acima do peso, for sedentário há muito tempo, tiver mais de 40 anos, ou algum problema de saúde.

As orientações acima são baseadas em evidências e observações práticas, como também em conclusões de pesquisas científicas recentes. Entretanto, é importante uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento mais sério.

Nenhum comentário:

Seguidores